Psicólogo deve emitir nota fiscal ou recibo? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais da psicologia, e, portanto, um assunto que não poderíamos deixar de tratar aqui em nosso blog.
A questão da emissão de nota fiscal ou recibo por parte de psicólogos tem gerado dúvidas e debates acerca da obrigatoriedade e da legalidade desse procedimento. Embora essa seja uma questão importante e relevante para a prática profissional do psicólogo, muitos ainda não têm clareza sobre as diferenças entre esses documentos e qual deles é mais adequado em cada situação.
Diante disso, neste artigo, iremos explorar as principais diferenças entre nota fiscal e recibo, os casos em que cada um deles é mais indicado, as obrigações legais e fiscais do psicólogo em relação à emissão desses documentos, além de abordar algumas das principais dúvidas e mitos que cercam esse tema.
Com base nessas informações, esperamos auxiliar psicólogos e psicólogas na tomada de decisão sobre a emissão de nota fiscal ou recibo em suas atividades profissionais.
Quando o psicólogo deve emitir nota fiscal ou recibo?
De acordo com a legislação em vigor, os psicólogos devem emitir nota fiscal ou recibo para todos os atendimentos realizados, conforme determina a Lei 8.846/94, que diz o seguinte:
“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”
Além do dispositivo em questão que deixa claro a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais, temos a Lei 8.137/90, que define como crime negar ou deixar de fornecer nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, prevendo para aqueles que praticam tal ato, pena de 2 a 5 anos de prisão e multa.
Diante disso, não tenha dúvidas, psicólogo deve emitir nota fiscal ou recibo, restando agora saber, quando emitir cada tipo de documento.
Quando e como o psicólogo pode emitir recibo?
Os psicólogos devem emitir recibo quando não possuem CNPJ e prestam serviços de forma autônoma para outras pessoas físicas ou jurídicas.
Neste caso, o profissional pode imprimir um modelo de recibo ou adquirir um carnê próprio para essa finalidade na papelaria mais próxima. O recibo é um documento que possui valor fiscal e deve ser preenchido com as seguintes informações:
- Nome completo do prestador de serviços;
- Nome do cliente que efetuou o pagamento;
- Valor dos serviços prestados (numérico e por extenso);
- Local, data e assinatura.
Veja um modelo:
Eu, _______________________________________________________ (nome do prestador de serviços), CPF __________________, declaro ter recebido do (a)
Sr. (a) (nome do cliente) __________________________CPF/CNPJ__________________, a importância de R$____________________________________________________
referente ao serviço de ________________________________________
_____________________, ____ de ___________ de _______.
______________________________________________
(Nome e assinatura do profissional)
Por sua vez, além de receber o recibo, o psicólogo deve lembrar de declarar os seus rendimentos mensalmente ao fisco por meio do carnê leão web e recolher em dia os impostos devidos, caso possua.
Quando e como o psicólogo emite nota fiscal?
Por sua vez, o psicólogo deve emitir nota fiscal quando possui CNPJ e presta serviços para outras pessoas físicas ou jurídicas.
Para emissão da nota fiscal de serviços, o profissional precisa ter um cadastro na Prefeitura com Inscrição Municipal ativa e acesso ao sistema emissor de notas fiscais do município.
A propósito, se você é psicólogo ou psicóloga, e pretende abrir um CNPJ para começar a emitir suas notas fiscais, siga as instruções do passo a passo abaixo:
1.Contrate uma contabilidade para psicólogos
O primeiro passo para abrir um CNPJ e receber autorização para emitir notas fiscais é a contratação de um profissional de contabilidade.
Aqui na Blue+ Contabilidade, por exemplo, você encontra profissionais especializados e uma gama completa de serviços contábeis para psicólogos.
Nosso time, vai esclarecer todas as suas dúvidas, abrir o seu CNPJ, ajudar você a emitir suas notas fiscais, e além disso, lhe apresentar o caminho para economizar legalmente no pagamento de impostos.
2.Separe os documentos para abertura do seu CNPJ
Na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, incluindo:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do local para abertura da empresa;
- Registro no CRP – Conselho Regional de Psicologia.
Também será preciso escolher entre abrir o seu CNPJ de forma individual ou em sociedade com outros psicólogos ou profissionais da saúde.
Em caso de dúvidas, nos consulte! Podemos indicar os prós e contras de cada alternativa, e desta forma, ajudar você a fazer as melhores escolhas com base nos seus objetivos.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ
Por fim, é só aguardar a conclusão dos trâmites para emissão do seu CNPJ e demais documentos exigidos para que você receba a autorização e o acesso da prefeitura para emitir suas notas fiscais, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Por sua vez, com acesso ao sistema emissor de notas fiscais de prestação de serviços, basta emitir um documento fiscal para cada atendimento realizado, fornecendo informações básicas como:
- Nome completo ou razão social do cliente;
- Endereço completo do cliente;
- Descrição do serviço prestado;
- Valor do serviço prestado.
Agora que você já sabe que psicólogo deve emitir recibo ou nota fiscal e recebeu as instruções para cada caso, não hesite em nos contatar, caso precise de assessoria para emitir os documentos fiscais e regularizar sua situação perante o fisco.
Psicólogo deve emitir nota fiscal ou recibo e ter um contador
Na prática, para manter suas obrigações em dia com o fisco e mais do que isso, economizar no pagamento de impostos, o psicólogo deve emitir nota fiscal ou recibo e ter o suporte de uma contabilidade especializada.
Para isso, você pode clicar no botão do WhatsApp ou usar um dos canais abaixo para falar com o time de especialistas em contabilidade para psicólogos aqui da Blue+ Contabilidade!
(61) 98151-2159
(61) 98151-2159
contato@bluemais.com