Dicas de gestão financeira para novos empreendedores!

Dicas de gestão financeira para novos empreendedores!

Neste artigo, vamos listar 10 dicas de gestão financeira para novos empreendedores, pois entendemos que o equilíbrio das finanças é um dos segredos para todo e qualquer negócio que deseja chegar mais longe!

Continue conosco até o final para conferir o que o time da Blue+ Contabilidade separou para ajudar você a otimizar a parte financeira do seu negócio.

No entanto, antes de continuar, queremos lhe fazer um convite: clique no banner abaixo e faça o download gratuito do nosso e-book! Está imperdível!

1.Controle rigoroso do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro no negócio. Ele é vital para garantir que haja recursos suficientes para operações diárias.

Sem um controle eficaz, você pode se encontrar em uma situação onde tem obrigações financeiras, mas não tem caixa suficiente para cumprir.

Softwares de gestão financeira podem ajudar a monitorar o fluxo de caixa e ajudar você a tomar decisões mais assertivas e evitar surpresas desagradáveis.

2.Estabeleça um orçamento empresarial

Orçamento empresarial é uma estimativa das receitas e despesas futuras. Ele serve como um plano financeiro que direciona e limita os gastos com base nas previsões.

Ao definir um orçamento, você pode direcionar os recursos de forma estratégica para áreas prioritárias e evitar gastos desnecessários.

Além de montar um orçamento, procure revisar o documento de forma regular, pois ao longo do ano as circunstâncias mudam e o orçamento precisa ser flexível para se adaptar.

Continue a leitura, pois ainda temos muitas dicas de gestão financeira para novos empreendedores!

3.Separe finanças pessoais das empresariais

Misturar finanças pessoais e empresariais pode causar confusão e complicações fiscais, incluindo o pagamento de impostos em valor incorreto e a aplicação de multas pelo fisco.

Além disso, ao manter contas separadas, você terá uma visão mais clara e detalhada da saúde financeira da sua empresa, e com isso, poderá administrar melhor os negócios.

Esta separação também confere profissionalismo ao negócio e facilita questões como obtenção de crédito. Para colocá-la em prática, comece definindo um pró-labore como sua retirada mensal e abrindo uma conta bancária exclusiva para a empresa.

Importante: não utilize recursos da empresa para fins pessoais ou recursos pessoais para o pagamento de despesas da empresa.

4.Monitore e reduza custos desnecessários

Quando o assunto são dicas de gestão financeira para novos empreendedores, é muito importante falar sobre o controle de custos.

Manter os custos sob controle é fundamental para a lucratividade e longevidade de todo e qualquer tipo de negócio.

Sendo assim, revise regularmente as despesas da sua empresa para identificar áreas onde é possível cortar custos e economizar.

Além disso, sempre procure otimizar processos e negociar com fornecedores para garantir melhores preços e condições de pagamento.

5.Invista em software de gestão financeira

Investir em um software de gestão financeira também é muito importante, independente do porte do seu negócio.

  • Softwares modernos oferecem soluções integradas para controle de receitas, despesas, faturamento e pagamentos.
  • Ao automatizar processos, você economiza tempo e reduz erros humanos.
  • Esses softwares também fornecem insights valiosos através de relatórios e análises.

Existem diferentes tipos de softwares de gestão financeira empresarial disponíveis no mercado, incluindo ferramentas que podem ser acessadas pela internet.

Ter o suporte de uma ferramenta deste tipo é muito importante e ao contrário do que muitos pensam, não é um privilégio para grandes empresas.

6.Mantenha registros financeiros organizados

Dando sequência às nossas dicas de gestão financeira para novos empreendedores, precisamos comentar sobre a importância de manter os registros financeiros atualizados.

  • Documente todas as transações financeiras, independentemente do tamanho da sua empresa e do valor das transações;
  • Uma boa organização facilita a revisão e análise periódica, além de ser fundamental para questões fiscais;
  • Guardar comprovantes e faturas é uma prática que pode lhe ajudar a solucionar disputas e a comprovar o pagamento de despesas.

Você pode controlar as contas a pagar e a receber da sua empresa com a ajuda de um software de gestão financeira ou uma boa planilha do Excel.

7.Fique atento às obrigações fiscais

Quando o assunto é gestão financeira para novos empreendedores, também é muito importante que o empresário conte com o suporte de um bom escritório de contabilidade.

Impostos possuem um impacto significativo nas finanças das empresas. Por isso, manter o pagamento dos tributos em dia e montar um planejamento que lhe ajude a economizar no pagamento de impostos é muito importante.

Confira essas dicas:

  • Entenda as responsabilidades fiscais da sua empresa para evitar penalidades.
  • Considere a contratação de um contador para garantir a conformidade do seu negócio.
  • Mantenha-se atualizado sobre mudanças nas leis fiscais que podem afetar seu negócio.

8.Analise regularmente o desempenho financeiro

Outra dica muito importante dentro do contexto da gestão financeira para novos empreendedores é a que diz respeito ao acompanhamento regular das finanças.

Diante disso, você precisa levar pelos menos três pontos em consideração:

  • Vá além do acompanhamento diário e faça análises periódicas detalhadas.
  • Compare seu desempenho com o orçamento estabelecido e identifique áreas de melhoria.
  • Procure analisar indicadores financeiros pode ajudar a identificar tendências e prever desafios.

9.Busque aconselhamento financeiro quando necessário

Aprender nunca é demais, por isso, você pode buscar aconselhamento financeiro sempre que for necessário.

Na prática, mesmo com um bom controle financeiro, situações complexas podem surgir. Diante deste tipo de cenário, consultores financeiros ou contadores podem fornecer orientações e estratégias valiosas.

Não tenha dúvidas, investir em aconselhamento pode economizar dinheiro no longo prazo ao evitar erros ou identificar oportunidades ainda não percebidas.

10.Crie uma reserva de emergência

Por último, mas não menos importante: procure montar uma reserva de emergência para o seu negócio.

  • Negócios enfrentam incertezas. Uma reserva de emergência ajuda a lidar com situações imprevistas sem causar instabilidade financeira.
  • Esta reserva deve ser suficiente para cobrir despesas operacionais de alguns meses.

Com uma reserva financeira, você não precisará recorrer a empréstimos e financiamentos com juros abusivos, quando algum imprevisto acontecer.

Gostou das nossas dicas de gestão financeira para novos empreendedores?

Então, se você ainda não fez o download, clique no banner abaixo e tenha acesso a outro conteúdo muito interessante através do nosso e-book gratuito!

Compartilhe:

Posts indicados: