Pensando em abrir uma empresa no Rio de Janeiro, mas não sabe por onde começar ou possui algum tipo de dúvida? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou no lugar certo.
Neste conteúdo, a Blue+ Contabilidade, vai apresentar um passo a passo completo para abertura de empresas na capital carioca e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
Confira o que você terá a oportunidade de conferir ao longo deste conteúdo:
- Vale a pena abrir uma empresa no Rio de Janeiro?
- Quanto custa abrir uma empresa no Rio de Janeiro
- Quanto tempo para abrir uma empresa no RJ
- Quais os documentos necessários para abrir uma empresa no Rio de Janeiro
- Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro [Passo a Passo]
Para obter todos os detalhes que você precisa conhecer antes de abrir a sua empresa, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Vale a pena abrir uma empresa no Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é conhecido por ser um dos maiores destinos turísticos do Brasil e também a segunda maior metrópole brasileira (depois de São Paulo).
Dentre os pontos de maior destaque e atenção na cidade, podemos citar: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional e praias como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca.
Em termos econômicos, o Rio de Janeiro possui o segundo maior PIB do País e um dos maiores do mundo, estimado em cerca de 329 bilhões de reais, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com importante relevância econômica, turística e cultural não só para o Brasil, mas também para o mundo, abrir um negócio no Rio de Janeiro, certamente é uma excelente escolha.
Diante disso, se você deseja abrir uma empresa no Rio de Janeiro, seja na capital ou em cidades do interior, saiba que o time de especialistas da Blue+ Contabilidade pode ajudar você.
Quanto custa abrir uma empresa no Rio de Janeiro
Quando o assunto é como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, um dos assuntos que mais geram dúvidas e desperta curiosidade, diz respeito ao custo para legalizar um negócio na região.
Diante deste tipo de dúvida, precisamos esclarecer que o custo costuma variar em função do tipo de negócio (natureza jurídica) e inclui os seguintes itens:
- Honorários do serviço de contabilidade;
- Aquisição do certificado digital;
- Taxa de registro da empresa na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA);
- Taxa para emissão do Alvará de Funcionamento da empresa junto à Prefeitura.
Para evitar surpresas e montar um planejamento para abertura da sua empresa, você pode clicar aqui e solicitar um orçamento detalhado e sem compromisso, agora mesmo.
Quanto tempo para abrir uma empresa no RJ
O tempo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, depende de alguns fatores, dentre eles:
- Porte do empreendimento;
- Tipo de natureza jurídica;
- Tipo de atividade (CNAE);
- Local de abertura e licenças necessárias.
No entanto, a boa notícia para você que pretende empreender na região, é que o Rio de Janeiro tem investido significativamente na informatização dos processos para abertura e legalização de empresas.
Sendo assim, na maior parte dos casos, o tempo necessário para abrir uma empresa no RJ, é inferior a 10 dias.
Você pode agilizar o processo de abertura da sua empresa, contando com uma contabilidade que já conhece os trâmites para legalização de novos negócios na região.
Por isso, não perca tempo! Quando o assunto é como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, a Blue+ Contabilidade é a sua melhor opção!
Quais os documentos necessários para abrir uma empresa no Rio de Janeiro
Ao contrário do que a maior parte dos empreendedores pensam, a lista de documentos para abrir uma empresa não é extensa e inclui apenas alguns itens:
Basicamente, você precisará separar:
- RG e CPF do empresário e dos sócios (caso possua);
- Comprovante de Residência do empresário e dos sócios (caso possua);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do endereço para abertura da empresa;
- Contrato Social nas especificações exigidas pela JUCERJA e em três vias.
Dentre os documentos da lista acima, aquele que costuma gerar o maior número de dúvidas é o Contrato Social, mas você não precisa se preocupar.
A Blue+ Contabilidade possui parceria com advogados especializados no segmento empresarial e que estão preparados para cuidar do seu Contrato Social.
Para efeito de conhecimento, o Contrato Social funciona como uma espécie de certidão de nascimento, reunindo uma série de informações importantes sobre a futura empresa, incluindo:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outras informações importantes.
Este documento será necessário para o registro da sua empresa na JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.
Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro [Passo a Passo]
Após esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, é hora de conferir em um passo a passo completo, como funciona cada etapa para abrir uma empresa no Rio de Janeiro.
Para que você fique por dentro de tudo, detalhamos o processo de abertura de empresas em 11 etapas, mas você não precisa se preocupar, pois a Blue+ Contabilidade pode cuidar de tudo para você.
1.Contrate uma contabilidade
Como não poderia ser diferente, o primeiro passo quando o assunto é como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, é a contratação de um serviço de contabilidade.
O contador é o profissional legalmente habilitado para cuidar de todos os trâmites e processos relacionados à abertura de empresas aqui no Brasil.
Por sua vez, além de cuidar de toda parte burocrática, o contador também estará preparado para esclarecer dúvidas e fornecer algumas orientações importantes, dentre elas, para escolha do melhor regime tributário e da natureza jurídica ideal para o seu negócio.
Sendo assim, se você pensa em abrir uma empresa, mas ainda não possui um contador, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!
2.Solicite uma consulta prévia de viabilidade
Logo após contratar um serviço de contabilidade, será necessário realizar uma consulta prévia de viabilidade.
A consulta prévia é um procedimento onde a contabilidade verifica com os órgãos competentes, se a empresa em questão, pode ser aberta no endereço escolhido pelo empreendedor.
Sem a realização de uma consulta prévia, podem ocorrer atrasos no processo de abertura da empresa e nos piores casos, o alvará de funcionamento não ser liberado para instalação da empresa no endereço desejado.
Sabendo disso, conte com o apoio de uma contabilidade especializada na abertura de empresas no Rio de Janeiro e não pule etapas.
3.Separe a documentação necessária
Dando sequência ao passo a passo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, a contabilidade precisará da documentação necessária para abertura do seu negócio.
Confira novamente a lista de documentos e anote para não esquecer de nenhum item importante:
- RG e CPF do empresário e dos sócios (caso possua);
- Comprovante de Residência do empresário e dos sócios (caso possua);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do endereço para abertura da empresa;
- Contrato Social nas especificações exigidas pela JUCERJA e em três vias.
4.Escolha o tipo de atividade (CNAE)
Por sua vez, após separar a documentação necessária para abertura da empresa, você precisará informar a contabilidade, quais serão as atividades desenvolvidas no seu estabelecimento.
Com base nessas informações, o contador definirá qual é o CNAE relativo às suas atividades, para seu futuro vínculo no CNPJ.
Para efeito de conhecimento, o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é um código com 7 dígitos numéricos que fica vinculado ao CNPJ das empresas e indica quais são as atividades desenvolvidas pelo estabelecimento.
A escolha do CNAE correto é fundamental para que se evite problemas com o fisco, dentre eles, o prejuízo relativo ao pagamento de impostos em excesso.
5.Defina uma natureza jurídica (tipo de empresa)
Dando sequência ao passo a passo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, você precisará definir com a contabilidade, a natureza jurídica do seu empreendimento.
Existem diversas opções, algumas que contemplam empreendedores que desejam abrir um negócio sem sócios e outras para quem deseja empreender em sociedade.
Confira as alternativas disponíveis:
- EI – Empresário Individual: Esta opção é destinada para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios. No entanto, vem caindo em desuso, tendo em vista sua natureza ilimitada, que vincula dívidas da empresa ao patrimônio pessoal do empresário.
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Sem dúvida alguma, esta é a melhor alternativa em termos de natureza jurídica, para quem deseja abrir uma empresa sem sócios. Devido a sua natureza limitada, possíveis dívidas da empresa não afetam o patrimônio pessoal do empreendedor.
- Sociedade Empresária Limitada: Este tipo de empresa é a opção mais procurada e indicada para empreendedores que desejam montar um negócio entre dois ou mais sócios.
- Sociedade Anônima – S.A: Este tipo de natureza jurídica é ideal para constituição de grandes empresas, cujo capital social é distribuído em ações.
- Sociedade Simples: Alternativa para profissionais liberais, como médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos e muitos outros, que desejam se unir em sociedade para desempenhar suas atividades profissionais, como pessoa jurídica.
6.Escolha um regime tributário
Por sua vez, após escolher uma natureza jurídica, você também precisará definir em conjunto com a contabilidade, o regime tributário mais indicado para a sua empresa.
São três opções disponíveis:
- Simples Nacional: Atende empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
- Lucro Presumido: Pode atender empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.
- Lucro Real: Atende qualquer tipo de empresa, sendo obrigatório para aquelas que faturam mais de R$ 78 milhões por ano ou desenvolvem atividades de cunho financeiro.
Vale destacar que uma escolha assertiva do regime tributário, é um passo importante para garantir economia de impostos.
7.Registre a empresa na Junta Comercial
Logo após as definições listadas nos tópicos anteriores, a contabilidade iniciará de fato, os trâmites legais para abrir uma empresa no Rio de Janeiro.
Começando pelo registro do Contrato Social na JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, órgão que funciona como uma espécie de cartório, registrando os pedidos para abertura, alteração e encerramento de empresas.
8.Solicite a emissão do CNPJ
Por sua vez, após o registro na JUCERJA, será possível protocolar a solicitação para emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
O CNPJ é um documento obrigatório para todos os tipos de empresas, sendo a responsabilidade pela emissão é da Receita Federal do Brasil.
9.Solicite a emissão da Inscrição Estadual
Com o CNPJ em mãos e dando sequência ao passo a passo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, a contabilidade providenciará a Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda, que possui caráter obrigatório para pessoas jurídicas contribuintes de ICMS.
10.Verifique a necessidade de obter licenças especiais
Outro passo importante que precisará ser dado pela contabilidade, consiste na verificação da necessidade de se obter alguma licença especial para o funcionamento da empresa, incluindo:
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Licença Ambiental;
- Licença do Corpo de Bombeiros.
11.Solicite a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento
Por fim, basta obter na Prefeitura, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento da empresa.
Assim que esses documentos são emitidos, podemos afirmar que o passo a passo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro foi concluído com sucesso.
Contabilidade para abrir uma empresa no Rio de Janeiro
Pensando em abrir uma empresa no Rio de Janeiro? Conte com o apoio do time de especialistas da Blue+ Contabilidade!
Aqui você encontra um time de especialistas e todos os serviços contábeis que a sua empresa precisa para crescer e se manter em dia com o fisco, incluindo:
- Abertura e legalização;
- Cálculo de impostos;
- Cálculo de folha de pagamento;
- Elaboração de balanços contábeis;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Dentre outros itens importantes.
Saiba mais sobre os nossos serviços e solicite a abertura da sua empresa: