Como abrir uma empresa em São Paulo

como-abrir-uma-empresa-em-são-paulo

Como abrir uma empresa em São Paulo? Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a principal metrópole do país, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro.

Com números expressivos em termos populacionais e também econômicos, São Paulo reúne em seu território, as principais empresas do país, e por consequência, muitas oportunidades de negócio.

Sabendo disso, muitos empresários e empreendedores pensam em montar um negócio na cidade e aproveitar todos os benefícios que a região pode oferecer.

Por sinal, é exatamente por isso que a Blue+ Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo, explicando em detalhes, tudo o que você precisa saber quando o assunto é como abrir uma empresa em São Paulo.

[Passo a Passo] – Como abrir uma empresa em São Paulo

Abrir uma empresa em São Paulo é o sonho de muitos empreendedores brasileiros e você que chegou até aqui, pode está a apenas alguns passos de se concretizar.

Preparamos um passo a passo completo, explicando tudo o que é preciso para abrir uma empresa em São Paulo, do plano de negócios ao alvará de funcionamento.

Confira com atenção todos os itens que apresentaremos na sequência e veja o que é preciso para montar o seu negócio.

1.Monte um Plano de Negócios para abrir uma empresa em São Paulo

Quando o objetivo é abrir uma empresa em São Paulo ou em qualquer outra região do país, o plano de negócios deve ser o primeiro passo do empreendedor.

Apesar de não ser obrigatório, o plano de negócio é fundamental para que o negócio que está sendo idealizado alcance o sucesso e para que o empresário tome boas decisões.

Dentre as informações que não podem faltar em um bom plano de negócios, podemos destacar:

  • Nome da empresa;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Estudo de mercado e concorrentes;
  • Definição do público-alvo;
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento de marketing;
  • Necessidade de mão de obra;
  • Dentre outros itens importantes.

Com um plano de negócios completo e bem estruturado em mãos, o empreendedor terá acesso a uma trilha que aumentará suas chances de sucesso.

2.Contrate uma contabilidade

Logo após montar o plano de negócios, o empreendedor deve contratar um serviço de contabilidade que o auxilie a tirar todos os seus planos do papel.

A contabilidade será responsável por todos os trâmites burocráticos que envolvem a abertura de uma empresa, dentre eles, a emissão do alvará de funcionamento e do CNPJ.

Além disso, o profissional de contabilidade poderá tirar uma série de dúvidas do empreendedor e andará lado a lado com o seu negócio, garantindo a regularidade fiscal, contábil e trabalhista das suas operações.

3.Separe a documentação exigida para abrir uma empresa em São Paulo

Após contratar um serviço de contabilidade, você será orientado a separar os documentos necessários para abertura e regularização da sua empresa.

Normalmente, quem deseja abrir uma empresa em São Paulo, precisa separar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Certidão de casamento (quando casado);
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário.

Em alguns casos, outros documentos podem ser necessários, mas não se preocupe, a equipe da Blue+ Contabilidade saberá orientar você.

4.Defina a atividade, o regime tributário e a natureza jurídica

Por sua vez, antes de colocar em prática os trâmites para registro e abertura da empresa, a contabilidade precisará definir alguns itens com o empreendedor, incluindo:

Tipo de atividade: Será preciso definir o conjunto de atividades que serão desenvolvidas pela empresa e com base nelas, escolher os CNAEs que serão vinculados ao CNPJ.

Regime Tributário: Também será preciso analisar e definir qual será o regime tributário mais econômico para a empresa, optando por uma das seguintes opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Natureza Jurídica: Por fim, será preciso definir qual é a natureza jurídica ideal para constituição da empresa e se a mesma terá sócios. Confira as opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária LTDA;
  • S/S – Sociedade Simples;
  • S/A – Sociedade Anônima.

5.Aguarde o registro na Junta Comercial e a emissão do CNPJ

Após os itens anteriores, a contabilidade iniciará os trâmites burocráticos necessários para abrir uma empresa em São Paulo, começando pelo registro na Junta Comercial.

A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório de pessoas jurídicas, sendo a responsável por registrar os pedidos para abertura, alteração e encerramento de empresas.

Por sua vez, com o registro da empresa na Junta Comercial, a contabilidade obterá na Receita Federal, o CNPJ da empresa.

6.Aguarde a emissão da Inscrição Estadual e Municipal

Após a ativação do CNPJ, será preciso registrar a empresa na esfera estadual e também na esfera municipal.

Nesta etapa, a contabilidade providenciará, respectivamente, a emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal.

7.Receba o Alvará de Localização e Funcionamento

Por fim, assim que toda documentação da empresa estiver em ordem, será possível obter o Alvará de Localização e Funcionamento, concedido pela Prefeitura de São Paulo.

Com esse documento em mãos, a empresa estará legalmente habilitada e apta para entrar em efetivo funcionamento.

Quanto custa para abrir uma empresa em São Paulo?

Agora que você já conferiu o passo a passo completo e sabe como abrir uma empresa em São Paulo é hora de conhecer os custos para legalizar o seu negócio.

Muito embora, alguns custos possam variar em função da natureza jurídica e porte da empresa, basicamente, quem deseja abrir uma empresa em São Paulo, precisa arcar com as seguintes despesas de localização:

  • Honorários da Contabilidade;
  • Aquisição de Certificado Digital;
  • Taxas da Junta Comercial.

Dentre os itens acima, aquele que costuma gerar mais dúvidas, é o certificado digital.

Sendo assim, é importante esclarecer que o certificado é uma espécie de assinatura eletrônica, sendo utilizado pelas empresas para comunicar-se com o fisco e conferir validade aos seus documentos fiscais e contábeis.

Conheça a Blue+ Contabilidade

Procurando uma assessoria contábil completa e atualizada para abrir uma empresa em São Paulo? Conte com o apoio e suporte do time de especialistas da Blue+ Contabilidade!

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e receba um orçamento sem compromisso para abertura da sua empresa.

WhatsApp: 61 9815-12159

E-mail: contato@bluemais.com

Compartilhe:

Posts indicados: