Como abrir uma empresa em Brasília/DF? Se você está pensando em abrir uma empresa na capital do país, saiba que você chegou ao lugar certo.
Localizada na região Centro-Oeste, Brasília é a capital federal do Brasil e uma das cidades mais populosas do país. Segundo estimativas do IBGE, a capital federal conta com mais de 3 milhões de habitantes ou cerca de 4,3 milhões, se considerada sua região metropolitana.
Para que tenhamos ideia da sua importância, Brasília possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais e uma renda média por habitante cerca de três vezes maior que outras partes do país.
Além disso, como capital nacional, abriga a sede dos três poderes da república (Executivo, Legislativo e Judiciário) e conta com 127 embaixadas estrangeiras instaladas nos limites do seu território.
Com grande relevância para a economia nacional, podemos afirmar que abrir uma empresa em Brasília/DF, tem tudo para ser um excelente negócio.
Diante deste cenário, a Blue+ Contabilidade vai apresentar um passo a passo completo e fornecer todas as informações que você precisa para abrir a sua empresa.
Quanto custa abrir uma empresa em Brasília/DF?
O custo para abrir uma empresa em Brasília/DF varia em função do tipo de empresa, e além disso, é composto por alguns fatores, incluindo:
- Taxa de Registro na Junta Comercial: Taxa cobrada pela JUCIS-DF (Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal), para receber e registrar o pedido para abertura de empresa.
- Honorários da contabilidade: Valor cobrado pelo serviço de contabilidade para dar andamento a todos os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa.
- Certificado digital: Assinatura eletrônica utilizada para conferir autenticidade aos documentos emitidos pela empresa.
Quais os documentos necessários para abrir uma empresa?
A documentação necessária para abrir uma empresa em Brasília/DF, é a mesma exigida em outras regiões do país e inclui:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias.
Para obter mais informações com relação a documentação em questão e esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato conosco e fale com um dos nossos contadores.
Quanto tempo é necessário para abrir uma empresa?
O tempo necessário para abrir uma empresa em Brasília/DF varia em função do tipo de empresa e porte do empreendimento.
No entanto, como regra geral, em menos de 10 dias é possível abrir uma empresa em Brasília e obter todos os documentos necessários para o seu funcionamento.
Para conseguir a celeridade desejada no processo de abertura da empresa, é fundamental que o empreendedor conte com o apoio e a assessoria de uma contabilidade especializada.
Passo a passo para abrir uma empresa em Brasília/DF
Esclarecidas as principais dúvidas, é hora de conferir um passo a passo completo e prático com tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa.
Neste tópico, vamos detalhar todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa, e assim, auxiliar você a tirar os seus planos do papel.
1.Monte um plano de negócios
Quando o assunto é a abertura de uma empresa, o primeiro passo do empreendedor que pretende chegar ao sucesso, consiste na elaboração de um plano de negócios.
Apesar de não ser obrigatório para fins legais, o plano de negócios é um documento muito útil para que o empreendedor consiga tomar decisões assertivas.
Para que tenhamos ideia da dimensão e importância deste documento, confira as informações que compõem um bom plano de negócios:
- Nome da empresa;
- Objetivos e missão da empresa;
- Planejamento financeiro;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Estudo de fornecedores;
- Definição de metas;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Planejamento de marketing;
- Estrutura e mão de obra necessária.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Logo após montar um plano de negócios, o empreendedor que deseja abrir uma empresa em Brasília/DF, deve procurar um serviço de contabilidade.
A contabilidade cuidará de todos os trâmites e processos necessários para abertura e legalização da empresa, além de oferecer suporte e esclarecer dúvidas.
Também será uma tarefa da contabilidade zelar pelo cumprimento das obrigações fiscais e contábeis da empresa junto aos órgãos competentes.
3.Solicite uma consulta de viabilidade
De acordo com a legislação em vigor, uma das etapas que envolvem a abertura de uma empresa é a consulta prévia de viabilidade.
Nesta etapa, o contador verificará junto aos órgãos competentes se a empresa em questão pode ser aberta e suas atividades desenvolvidas no local planejado.
A consulta prévia de viabilidade é muito importante, pois pode evitar transtornos futuros, dentre eles, a não liberação do Alvará de Funcionamento.
4.Defina o CNAE, regime tributário e natureza jurídica
Quando o objetivo é abrir uma empresa em Brasília/DF ou em qualquer outra parte do país, o empreendedor precisa tomar algumas decisões, incluindo, a escolha do CNAE, do regime tributário e da natureza jurídica.
CNAE: Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma tabela com mais de 1.300 atividades catalogadas, das quais, toda pessoa jurídica precisa vincular ao menos uma opção ao seu CNPJ.
Regime tributário: Modelo de tributação que será adotado pela empresa, incluindo as seguintes opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Natureza Jurídica: Modelo de constituição que será adotado pela empresa, incluindo as seguintes opções:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- S/S – Sociedade Simples;
- S/A – Sociedade Anônima.
5.Elabore um Contrato Social
Outra etapa importante durante o processo para abertura de uma empresa é a elaboração do Contrato Social, documento que reúne uma série de informações importantes sobre a empresa, seu proprietário e sócios.
Dentre as informações presentes em um Contrato Social, podemos destacar:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio.
6.Aguarde a emissão dos documentos da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias para que a contabilidade obtenha toda a documentação da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- CF DF;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Pensando em abrir uma empresa em Brasília/DF? Conte com o apoio do time de especialistas da Blue+ Contabilidade!