Como abrir uma empresa em Minas Gerais

como-abrir-empresa-em-minas-gerais

Se você está pensando em abrir uma empresa em Minas Gerais, possui algum tipo de dúvida ou procura uma contabilidade especializada que possa auxiliar na abertura do seu negócio, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, a Blue+ Contabilidade vai apresentar um passo a passo completo e tudo o que você precisa saber sobre a abertura de empresas em Minas Gerais.

Aqui, você encontrará respostas para suas principais dúvidas e uma série de informações importantes, incluindo:

  • Vale a pena abrir uma empresa em Minas Gerais?
  • Quanto custa abrir uma empresa em Minas Gerais
  • Quanto tempo para abrir uma empresa em Minas
  • Quais os documentos necessários para abrir uma empresa em Minas
  • Como abrir uma empresa em Minas Gerais [Passo a Passo]

Para saber mais, ficar por dentro de tudo, tirar os seus planos do papel e montar o seu próprio negócio, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Abrir uma empresa em Minas Gerais pode ser mais fácil do que você imagina e a Blue+ Contabilidade vai ajudar você!

Vale a pena abrir uma empresa em Minas Gerais?

Em termos econômicos e culturais, Minas Gerais é um dos mais importantes estados que compõem a República Federativa do Brasil. De acordo com dados do IBGE, Minas é o quarto maior estado em área territorial e o segundo em número de habitantes, perdendo nesse quesito para São Paulo.

Localizado na região sudeste, o estado faz divisa com Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Espírito Santo e com o Rio de Janeiro, sendo dividido em 853 municípios.

Além da sua grande dimensão territorial, Minas Gerais é o estado brasileiro que possui o terceiro maior produto interno bruto, com destaque para o segmento de mineração.

Por sinal, graças a exploração de minérios, o estado é o terceiro que mais contribui para as exportações do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além da mineração, o estado também possui uma significativa contribuição para a agropecuária brasileira, sobretudo em função da produção de itens como café, cana-de-açúcar, soja e feijão.

Com uma importante densidade populacional e uma economia forte, o estado de Minas Gerais é sem dúvida alguma, um excelente local para quem deseja empreender e montar o próprio negócio.

Quanto custa abrir uma empresa em Minas Gerais?

Quando o assunto é como abrir uma empresa em Minas Gerais, os empreendedores de plantão logo se perguntam sobre os custos para abrir um negócio na região.

Fora os custos para própria montagem do negócio, como aquisição de estoques e locação de um ponto comercial, quem deseja abrir empresa em Minas Gerais, precisa arcar com os seguintes itens:

  • Honorários da Contabilidade;
  • Taxa de registro na Junta Comercial;
  • Aquisição do certificado digital.

Você pode obter um orçamento completo e detalhado para abertura da sua empresa, entrando em contato conosco!

Clique aqui, fale com um dos nossos especialistas e evite surpresas durante o processo de legalização da sua empresa.

Quanto tempo para abrir uma empresa em Minas?

O tempo necessário para abrir uma empresa em Minas Gerais varia em função de alguns fatores, dentre eles:

  • Porte do negócio;
  • Tipo de atividade desenvolvida;
  • Município de instalação da empresa.

Como regra geral, uma empresa que não necessita de licenciamentos específicos, pode ser completamente regularizada em cerca de 10 dias.

Por sua vez, empresas que em função das particularidades das suas atividades, dependam de algum tipo de licenciamento especial, podem exigir um prazo maior.

Além disso, em alguns municípios do interior, os processos para liberação de determinados documentos são mais lentos, o que também pode exigir um tempo extra.

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa em Minas?

A documentação necessária para abrir uma empresa em Minas Gerais não é composta por muitos itens. Normalmente, são solicitados os seguintes itens:

  • RG e CPF do empresário e dos sócios (caso possua);
  • Comprovante de Residência do empresário e dos sócios (caso possua);
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do endereço para abertura da empresa;
  • Contrato Social nas especificações exigidas pela Junta Comercial e em três vias.

Como podemos observar, não são muitos os documentos, mas ainda assim, ao escolher a Blue+ Contabilidade, você recebe toda assessoria jurídica necessária, incluindo na elaboração do Contrato Social.

O Contrato Social é uma espécie de certidão de nascimento empresarial que reúne uma série de informações importantes para a constituição de uma empresa, incluindo:

  • Nome da empresa;
  • Natureza jurídica da empresa;
  • Nome, RG, CPF e função dos sócios;
  • Endereço da empresa;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Valor do capital social;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
  • Dentre outras informações importantes.

Por sua vez, este documento é registrado na Junta Comercial de Minas Gerais, como o primeiro passo para a legalização e constituição da empresa.

Como abrir uma empresa em Minas Gerais [Passo a Passo]

Durante muito tempo, o processo para abertura de empresa em Minas Gerais e em qualquer outro estado do país, era uma verdadeira incógnita para a maior parte dos empreendedores.

No entanto, aqui na Blue+ Contabilidade, nós entendemos que é de fundamental importância que os empreendedores e futuros empresários conheçam de perto todos os trâmites que envolvem a abertura das suas empresas.

Por isso, decidimos preparar um passo a passo completo, com tudo o que é preciso para abrir uma empresa em Minas Gerais.

Se você possui algum tipo de dúvida ou simplesmente deseja saber mais, esse tópico vai reunir todas as informações que você precisa.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Quando o assunto é como abrir uma empresa em Minas Gerais, o seu primeiro passo na condição de empreendedor, precisa ser a contratação de um serviço de contabilidade.

O contador cuidará de todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa, fornecerá orientações para a escolha do regime tributário, da natureza jurídica, e além disso, poderá esclarecer uma série de dúvidas.

Aqui na Blue+ Contabilidade, por exemplo, você conta com um time de contadores e especialistas capacitados para orientar você em todas as etapas necessárias para abertura e regularização do seu negócio.

2.Realização da consulta prévia de viabilidade

Após a contratação da contabilidade, você poderá retirar algumas dúvidas e logo em seguida, iniciam-se os trâmites necessários para abrir uma empresa em Minas Gerais.

Para evitar imprevistos futuros, a primeira coisa que precisa ser feita é uma consulta de viabilidade perante os órgãos competentes.

Durante a consulta de viabilidade, o nosso time de contadores, verifica junto à prefeitura e demais órgãos se as atividades da sua futura empresa podem ser desenvolvidas no endereço desejado.

Essa etapa é muito importante, para que as regras de zoneamento urbano das cidades possam ser respeitadas, e com isso, liberado posteriormente o Alvará de Localização e Funcionamento do estabelecimento.

3.Separação dos documentos necessários

Na sequência, a contabilidade solicitará que o empreendedor providencie a documentação necessária para legalização e abertura da sua empresa.

Você lembra quais são os documentos necessários? Anote esta informação ou salve este artigo nos favoritos para não esquecer.

  • RG e CPF do empresário e dos sócios (caso possua);
  • Comprovante de Residência do empresário e dos sócios (caso possua);
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do endereço para abertura da empresa;
  • Contrato Social nas especificações exigidas pela Junta Comercial e em três vias.

4.Escolha do CNAE (tipo de atividade)

Na sequência, o empreendedor precisa listar para o contador, todas as atividades que pretende desenvolver.

Essa etapa é muito importante, pois é através dela que serão definidos os CNAEs (códigos de atividades que serão vinculados ao CNPJ).

A escolha dos códigos corretos, evita problemas futuros com o fisco e o possível pagamento de impostos em excesso.

Por fim, vale destacar que através de um mesmo CNPJ, é possível desenvolver até 100 atividades. Converse com o nosso time de contadores.

5.Escolha da natureza jurídica (tipo de empresa)

Dando sequência ao passo a passo para abrir uma empresa em Minas Gerais, você precisará escolher uma natureza jurídica para o seu negócio.

São diversas opções, desde aquelas que são voltadas para empreendedores individuais, até alternativas para quem deseja montar um negócio em sociedade. Confira:

Para empreender individualmente:

  • EI – Empresário Individual: Este tipo de natureza jurídica é uma das alternativas para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios, com a desvantagem de permitir o uso do patrimônio pessoal do empresário para quitar possíveis dívidas da empresa.
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Este tipo de natureza jurídica é outra alternativa para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios, com a vantagem de não permitir o uso do patrimônio pessoal do empresário para quitar possíveis dívidas da empresa.

Para empreender em sociedade:

  • Sociedade Empresária Limitada: Este tipo de empresa é a opção mais procurada por empreendedores que desejam montar um negócio através da constituição de uma sociedade com dois ou mais sócios.
  • Sociedade Anônima – S.A: Natureza jurídica é ideal para constituição de grandes empresas, cujo capital social é distribuído em ações e pode ser negociado na Bolsa de Valores.
  • Sociedade Simples: Por fim, temos a Sociedade Simples, alternativa indicada para médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos e outros profissionais liberais, que desejam se unir em sociedade para desenvolver suas atividades.

6.Definição do regime tributário

Em mais um dos passos para abrir uma empresa em Minas Gerais, o empreendedor, seguindo a orientação do seu contador, precisará definir um regime tributário para a sua empresa.

A escolha do regime tributário é muito importante, pois definirá a forma de apuração dos impostos devidos pela empresa.

São três alternativas disponíveis:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Aqui na Blue+ Contabilidade, preparamos um planejamento tributário completo para garantir que você faça uma escolha assertiva e pague o menor volume possível de impostos.

7.Registro da empresa na Junta Comercial e emissão do CNPJ

Após uma reunião inicial onde definimos todos os itens dos passos acima, nosso time de contadores inicia os trâmites legais para abertura da empresa.

Nesta etapa, registramos o Contrato Social na Junta Comercial e com isso, recebemos o NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

Com a emissão do NIRE, podemos protocolar o pedido eletrônico para emissão do CNPJ por parte da Receita Federal.

8.Emissão da Inscrição Estadual

Por sua vez, com o CNPJ em mãos, podemos iniciar o registro da empresa nos demais níveis governamentais.

Na Secretaria Estadual de Fazenda de Minas Gerais, solicitamos a emissão da Inscrição Estadual, documento obrigatório para empresas que planejam desenvolver atividades sujeitas à contribuição do ICMS.

9.Verificação das licenças

Na sequência, verificamos se as atividades da empresa dependem da liberação de alguma licença especial, como por exemplo:

  • Licença Ambiental;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Certificado do Corpo de Bombeiros.

Caso necessário, nossos contadores iniciam os trâmites para liberação e emissão de todas as licenças exigidas pela legislação em vigor.

10.Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Por fim, solicitamos junto à Prefeitura do município de abertura da sua empresa, a emissão dos seguintes documentos:

  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Com todos os documentos necessários liberados, os trâmites para abrir uma empresa em Minas Gerais estão concluídos e a sua empresa poderá entrar em funcionamento.

Não se preocupe, nos mínimos detalhes pode parecer muita coisa, mas o nosso time de contadores se encarregará de cuidar de tudo para você.

Contabilidade para abrir empresa em Minas Gerais

Pensando em abrir uma empresa em Minas Gerais? Se a sua resposta foi “Sim”, conte com o apoio do time de especialistas da Blue+ Contabilidade!

Aqui você encontra um time de especialistas e todos os serviços contábeis que a sua empresa precisa para crescer e se manter em dia com o fisco, incluindo:

  • Abertura de empresa e troca de contabilidade grátis;
  • Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore, folha de pagamento e registro de funcionários;
  • Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Elaboração do Balanço Contábil, DRE e outros documentos importantes.

Saiba mais sobre os nossos serviços e solicite, agora mesmo, a abertura da sua empresa!

Clique aqui e entre em contato conosco!

Atendemos empresários e empreendedores de todas as partes e regiões do país.

Compartilhe:

Posts indicados: