Como eu faço para aumentar meu faturamento? Essa é uma pergunta que todo empreendedor e empresário fazem diariamente sobre os seus negócios.
A resposta para ela, no entanto, pode variar bastante, pois no fundo é imprescindível, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem a sua empresa com as suas qualidades e defeitos.
Em todo caso, a Blue+ Contabilidade decidiu escrever este artigo para responder à questão de “como aumentar meu faturamento”. Continue acompanhando para entender tudo.
1. Expandir a base de clientes
A primeira coisa que um empresário deve fazer quando pensa em como “aumentar meu faturamento”, é criar uma forma de expandir a sua base de clientes.
Isso porque o faturamento de qualquer negócio está atrelado ao tamanho da sua clientela. Quanto maior ela for, mais numerosas são as possibilidades de crescer os resultados.
Mais clientes, por sua vez, significa um maior número de vendas, e isso se aplica para todos os itens ou serviços que a empresa comercialize.
A questão é justamente o que fazer para expandir a base de clientes, certo? No caso, existem muitas táticas que podem ser empregadas. Veja algumas ideias:
- Investir em marketing offline e online, em especial nas redes sociais;
- Oferecer um serviço ou produto de qualidade que incentive o boca a boca;
- Criar promoções específicas para atrair novos clientes.
2. Aumentar o ticket médio por cliente
A segunda ideia para aumentar meu faturamento, seria investir em práticas que resultam em um ticket médio maior por cliente. Ticket médio é o valor gasto em média por compra.
Geralmente esse indicador aumenta quando a empresa tem produtos ou serviços complementares e, no momento da conclusão de uma compra, os oferta aos clientes.
Entretanto, dependendo do tipo de cliente, do seu nível de fidelidade a empresa, apenas baseado na qualidade dos seus produtos ele pode já fazer uma compra maior naturalmente.
Em todo caso, para ter um ticket médio maior é preciso sim investir na diversificação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, e também divulgar as suas qualidades.
Os consumidores precisam entender que, ao comprarem um complemento do item ou serviço que escolheram, elas vão receber vantagens que antes não tinham.
Vale ressaltar que esses produtos ou serviços também precisam ser precificados de forma adequada, para não parecer que a empresa está apenas querendo dinheiro fácil.
Lembre-se também de que vendas casadas são ilegais.
3. Investir em treinamentos para os funcionários
Algo que precisa ficar bem claro é que, a qualidade do atendimento que uma empresa oferece aos seus clientes, faz toda a diferença na hora de concluir uma venda.
A questão é que, para oferecer um bom atendimento, é preciso ter funcionários bem treinados, e isso diz respeito a todos os departamentos da empresa.
Uma equipe bem treinada comete menos erros e acaba sendo um ativo muito importante no momento que o empresário pensa: “quero aumentar meu faturamento”.
Até porque, não é cortando mão de obra qualificada sem nenhum critério, que ele de fato irá expandir as suas vendas e aumentar os indicadores financeiros. É preciso trabalhar.
Um funcionário bem treinado, por sua vez, pode trabalhar muito mais rápido e mais eficientemente, dispensando a ajuda de outro sem que se sinta desgastado.
Entretanto, muitos empresários pensam que já precisam encontrar os funcionários certos na hora da contratação e, isso, está errado. Muitas vezes é preciso criar estes funcionários.
4. Fazer uso de soluções tecnológicas
Se você ainda está pensando “Como eu faço para aumentar meu faturamento?”, passe a considerar o uso de soluções tecnológicas para o seu negócio.
Softwares de gestão financeira e administrativa ou mesmo serviços online podem facilitar muito os processos internos, diminuindo os custos de produção e aumentando a margem.
Em primeiro momento, talvez o faturamento não aumente, mas o lucro irá aumentar sim. Contudo, com a otimização dos processos, fica mais fácil investir em melhores serviços.
Melhores serviços ou produtos, por conseguinte, vão fazer com que os clientes queiram gastar mais dinheiro, voltando a fazer novas compras com mais frequência.
Considere ainda que a tecnologia pode ser usada para ajudar um negócio a conhecer melhor quem são os seus clientes de fatos, ajudando a focar os esforços de venda.
5. Conhecer quem é o seu cliente
Como mencionamos no ponto subtítulo anterior, conhecer os seus clientes é fundamental se você está pensando: “Como posso aumentar meu faturamento?”.
Isso porque, se você sabe quem é o seu público-alvo, então você saberá criar uma persona (perfil de cliente ideal), e direcionar todos os seus esforços para agradá-la.
Vender os produtos certos para as pessoas certas, por sua vez, é garantia de que a transação será concluída e de que, inclusive, ela pode ser feita por um valor médio maior.
No entanto, a maioria dos negócios não tem uma persona e, tampouco conhecem a fundo quem é seu público-alvo, indo atuando de forma muito mais instintiva do que estratégica.
De fato, algumas empresas não têm os recursos financeiros para descobrir sozinhas estes dados. Contudo, sempre é possível contratar uma agência ou consultoria de marketing.
6. Criar um programa de fidelidade
Por fim, não existe prática mais certeira para “aumentar meu faturamento”, do que fazer um investimento real em um programa de fidelidade, algo que poucas empresas fazem.
Já falamos muito neste texto sobre a possibilidade de clientes retornarem por causa de bons serviços e produtos ou mesmo por conta de promoções que os incentivem.
Entretanto, uma outra ferramenta bastante útil são os programas de fidelidade. Mas você sabe o que são eles? Tratam-se de iniciativas para aumentar a frequência do cliente.
Qualquer tipo de empresa pode instaurar o seu próprio tipo de programa. Alguns exemplos a seguir:
- Recompensar um cliente pela quantidade de vezes que comprou um produto;
- Definir produtos que tornam o cliente elegível para um prêmio ou concurso;
- Fazer uso de um cartão de crédito exclusivo;
- Oferecer cashback cumulativo para cada item no carrinho;
- Criar um clube exclusivo e pago para clientes que oferece várias vantagens.
O seu negócio pode oferecer todas essas opções, uma ou algumas delas. O importante é entender qual melhor se encaixa ao seu modelo de negócios.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para colocar o blog da Blue+ na sua lista de favoritos e ficar por dentro de todas as nossas postagens.