Erros comuns para evitar ao iniciar um novo negócio!

Erros comuns para evitar ao iniciar um novo negócio!

Abrir um novo negócio é a realização de um sonho. No entanto, para que esse sonho não se transforme em pesadelo, existem alguns erros comuns que você precisa evitar.

Cada empreendedor aspira ao sucesso, buscando transformar uma ideia em um negócio próspero. No entanto, o caminho do empreendedorismo é cheio de armadilhas que, se não forem bem gerenciadas, podem transformar sonhos em desilusões.

Muitos desses desafios surgem de erros comuns cometidos por aqueles que se aventuram no mundo dos negócios pela primeira vez.

Sendo assim, conhecer e evitar esses erros pode ser a chave para garantir que seu negócio prospere no mercado competitivo de hoje.

Antes de seguir, caso você ainda não tenha conferido o nosso e-book, aproveite para fazer o download gratuito:

1.Não desenvolver um plano de negócios

Um plano de negócios serve como a bússola direcional de qualquer empreendimento. Ele estabelece objetivos claros, estratégias para alcançá-los e identifica possíveis obstáculos.

No entanto, apesar da sua importância, a maior parte dos empreendedores acabam não montando um plano de negócio na hora de abrir suas empresas.

Certamente, esse é um dos motivos, que faz com que 60% das empresas abertas aqui no Brasil, encerrem suas atividades em até 5 anos.

2.Não analisar a concorrência

A análise de concorrência é fundamental para garantir a viabilidade e sucesso de um negócio, pois permite que o empreendedor identifique lacunas, tendências e potenciais ameaças.

Ao deixar de observar seus concorrentes, você pode fazer com que a sua empresa opere em desvantagem, perdendo a chance de se destacar ou até de adaptar-se a mudanças no mercado.

Para uma empresa, conhecer a concorrência é também uma forma de autoconhecimento, ajudando a definir sua proposta de valor e sua identidade no mercado.

3.Abrir a empresa sem capital de giro

Muitos empreendedores iniciam seus negócios com grande entusiasmo, mas subestimam a importância do capital de giro. Este capital é fundamental para manter a empresa enquanto ela não gera lucro.

Sem um capital de giro adequado, sua empresa pode ser forçada a contratar empréstimos com juros altos ou até mesmo fechar as portas.

Diante disso, ao iniciar um negócio, monte um planejamento financeiro considerando que uma parcela de recursos precisa ser alocada no capital de giro da empresa.

4.Precificar de forma inadequada

A precificação é uma das decisões mais importantes de um negócio. Precificar de forma inadequada, seja com um preço muito alto ou muito baixo, pode ter consequências negativas para o negócio.

  • Precificação muito baixa: Consome a margem de lucro do negócio.
  • Precificação muito alta: Afasta clientes e prejudica o faturamento.

Uma precificação eficaz deve ser dinâmica, levando em conta fatores internos e externos, e estar sempre alinhada com os objetivos gerais do negócio.

5.Deixar o financeiro desorganizado

A saúde financeira é o coração de qualquer negócio, e sua organização é fundamental para uma operação saudável.

A desorganização financeira pode mascarar problemas e levar o empreendedor a tomar decisões equivocadas.

Sem um controle financeiro rigoroso, as empresas acabam ficando vulneráveis a surpresas desagradáveis, desde despesas inesperadas até problemas de fluxo de caixa.

Além disso, um financeiro bem organizado fornece a base para o planejamento estratégico, garantindo que a empresa opere de forma eficiente.

6.Misturar dinheiro pessoal com o da empresa

Sem dúvida alguma, esse é um dos erros comuns que todo empreendedor precisa evitar ao iniciar um novo negócio.

Misturar as finanças pessoais e empresariais complica a gestão financeira do negócio e pode acarretar em problemas com o fisco.

Estabeleça um pró-labore mensal, evitando utilizar os recursos financeiros da empresa para fins pessoais. Além disso, é importante destacar que você precisa ter uma conta bancária exclusiva para sua empresa.

7.Ignorar o marketing do negócio

O marketing é a voz e a face de um negócio. Sem uma estratégia de marketing sólida, as empresas perdem a oportunidade de se conectar com seu público-alvo e expandir sua base de clientes.

Além de promover produtos ou serviços, o marketing é uma ferramenta capaz de ajudar a construir a identidade da marca, estabelecendo um relacionamento com o cliente.

Ignorar essa função pode não apenas limitar o crescimento, mas também deixar a empresa à mercê de tendências e mudanças do mercado sem qualquer preparo.

8.Não ter um controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental na gestão financeira de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação.

Com um bom controle de fluxo de caixa, é possível monitorar, analisar e controlar todas as entradas e saídas do caixa de uma empresa.

Ignorar ou negligenciar essa prática pode resultar em sérias consequências financeiras negativas, desde um desequilíbrio momentâneo de fluxo de caixa, até a falência da empresa.

9.Não analisar relatórios e indicadores

Relatórios e indicadores são peças fundamentais para a gestão de qualquer negócio. Eles fornecem um retrato detalhado do desempenho, permitindo identificar áreas de sucesso e também, onde há necessidade de melhoria.

Ignorar a análise de relatórios e indicadores é operar no escuro, baseando decisões em intuições ao invés de dados.

Além de ajudar a otimizar operações, relatórios podem revelar oportunidades de mercado e riscos emergentes.

10.Não contratar uma boa contabilidade

Por fim, um dos erros comuns que você precisa evitar ao iniciar um negócio, está relacionado à contratação do escritório de contabilidade.

O contador é o profissional que ficará responsável por manter diversas obrigações da sua empresa em dia com o fisco. Portanto, buscar uma contabilidade apenas pelo menor preço é um grande risco.

Conte com uma contabilidade especializada no seu segmento, que ofereça um serviço de qualidade e na qual você possa de fato confiar.

Não tenha dúvidas, são muitas as responsabilidades do contador, desde a assessoria para abertura de empresa, até o cálculo de impostos e a entrega de obrigações acessórias ao fisco.

Por falar nisso, se você está planejando montar um negócio, mas ainda não contratou um contador, saiba que você pode contar com a Blue+ Contabilidade.

Contamos com uma estrutura completa, profissionais altamente capacitados e atendemos todo o Brasil.

Já baixou o nosso e-book? Se a sua resposta foi “Não”, essa é a sua oportunidade. Clique no banner abaixo.

Compartilhe:

Posts indicados: