Contabilidade para empresas no Plano Piloto-DF

contabilidade para empresas no plano piloto

Se você possui ou planeja abrir um negócio e está à procura da assessoria de uma contabilidade para empresas no Plano Piloto, saiba que você chegou ao lugar certo.

O Plano Piloto é a região mais importante do Distrito Federal, pois é justamente nesta parte da capital brasileira, que encontramos a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

Nesta região, também existem muitos prédios comerciais e uma série de empresas que enxergam na capital do país, um local estratégico para desenvolver seus negócios.

Por falar em empresas e contabilidade, neste conteúdo vamos apresentar um passo a passo completo para abertura de empresas na capital brasileira, esclarecer dúvidas e fornecer dicas importantes para você que deseja ter sucesso nos negócios.

Sendo assim, faça uma pequena pausa na sua rotina diária para continuar conosco e fazer a leitura deste conteúdo até o final.

Como escolher uma contabilidade para empresas no Plano Piloto

Quando o assunto é a contabilidade para empresas no Plano Piloto, você que é empresário, empresária ou ainda não tem o próprio negócio, mas tem o sonho de empreender, deve levar em consideração os seguintes itens ao escolher um contador:

  • Avaliação de atuais clientes: Antes de fechar negócio com um escritório de contabilidade, procure por informações e avaliações de atuais clientes sobre a qualidade dos serviços prestados.
  • Tempo de mercado: Verifique também, o tempo de mercado do escritório de contabilidade, bem como, os serviços que o mesmo está preparado para oferecer.
  • Localização: Tenha preferência por escritórios de contabilidade que estão instalados em Brasília, já que a capital federal possui uma série de particularidades que contadores de outras partes do país desconhecem.
  • Honorários da contabilidade: Apesar de não ser o primeiro item a ser levado em consideração, você também deve avaliar se os honorários praticados pelo contador são compatíveis com a realidade da sua empresa.

Ao analisar e levar em consideração todos esses pontos, temos a certeza de que você encontrará uma boa contabilidade para empresas no Plano Piloto.

Ainda não encontrou um serviço de contabilidade que atenda as expectativas da sua empresa?

Conheça a Blue+ Negócios Contábeis, uma empresa formada por profissionais de elevada experiência e que está há mais de 15 anos no mercado.

Como abrir uma empresa no Plano Piloto [Passo a Passo]

Não podemos falar em contabilidade para empresas no Plano Piloto sem apresentar um passo a passo completo que responda a principal dúvida de quem pretende empreender e montar um negócio na capital do país:

Foi pensando nisso que o nosso time decidiu preparar um passo a passo completo, com tudo o que você precisa saber e conhecer para abrir a sua empresa.

Logo na sequência, vamos apresentar e detalhar todos os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa, desde a contratação do contador, até a liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

1.Contrate uma contabilidade para empresas no Plano Piloto

Para tirar os seus planos do papel e abrir um negócio no Distrito Federal, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade que atenda nesta região.

O contador esclarecerá todas as suas dúvidas, cuidará de todos os trâmites legais para abertura da sua empresa, e também das obrigações pós abertura, incluindo:

  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Registro da admissão, do afastamento e desligamento de funcionários;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil e outros documentos importantes;
  • Dentre outras atividades de atribuição da contabilidade.

Ainda não contratou um serviço de contabilidade? Agora você já sabe, a Blue Negócios Contábeis é a sua melhor opção!

2.Separe a documentação solicitada pelo contador

Com a orientação da contabilidade para empresas no Plano Piloto, será hora de separar os documentos necessários para registro da empresa, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado);
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa.

Em alguns casos outros documentos podem ser solicitados, mas via de regra os itens da lista acima são os necessários para abertura da maior parte das empresas.

3.Defina com o contador, o CNAE, a natureza jurídica e o regime tributário

Dando sequência ao passo a passo, a contabilidade para empresas no Plano Piloto, estudará o seu negócio para indicar o CNAE ideal para suas atividades, bem como a melhor natureza jurídica e o regime tributário mais econômico.

CNAE: Essa é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código de 7 dígitos vinculado ao CNPJ com a função de indicar o tipo de atividade desenvolvida pela empresa.

Vale destacar que um mesmo CNPJ pode ter mais de um CNAE, desde que um deles seja definido como o principal para aquela empresa.

Natureza Jurídica: Indica o modelo de constituição da empresa, e dentre outras coisas, se a organização terá sócios ou não.

Quanto à natureza jurídica, temos várias opções disponíveis, dentre elas:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples S/S;
  • Sociedade Anônima – S.A.

Regime Tributário: Por sua vez, quanto ao regime tributário, é possível escolher entre uma das seguintes alternativas:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

A princípio pode parecer complexo, mas a boa notícia aqui é que você não fará essas escolhas sem o suporte e a orientação do nosso time de contadores.

4.Aguarde o registro da empresa na JUCIS-DF

Seguindo com o passo a passo, a contabilidade para empresas no Plano Piloto, providenciará o registro do seu estabelecimento na JUCISDF.

A JUCISDF é a Junta Comercial do Distrito Federal, órgão que funciona como uma espécie de cartório responsável por receber e registrar os pedidos para abertura de empresas na capital do país.

5.Aguarde a emissão do CNPJ pela Receita Federal

Após o registro da empresa na Junta Comercial, a contabilidade se encarregará de providenciar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

O documento em questão possui caráter obrigatório para todas empresas instaladas no país, sendo a sua emissão, uma responsabilidade da Receita Federal do Brasil.

6.Aguarde a emissão da Inscrição Distrital

Por sua vez, após a emissão do CNPJ, a contabilidade providenciará a emissão da Inscrição Distrital, junto ao Governo do Distrito Federal.

Como a estrutura governamental do Distrito Federal é diferenciada, a Inscrição Distrital é um documento único que substitui a famosa Inscrição Estadual e também a Inscrição Municipal.

7.Receba o Alvará de Localização e Funcionamento

Por fim, a contabilidade para empresas no Plano Piloto, solicitará ao órgão competente a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento do seu estabelecimento.

Com a emissão deste importante documento, a sua empresa será considerada legalmente habilitada para entrar em efetivo funcionamento.

São muitas etapas e a princípio o processo pode parecer complexo e demorado, não é mesmo? Se você teve essa impressão, conte com o nosso time para não ter qualquer tipo de dor de cabeça.

Aqui na Blue Negócios Contábeis, toda burocracia fica por nossa conta, e em pouco tempo, a sua empresa estará totalmente legalizada.

Qual o prazo para abrir uma empresa no Plano Piloto

Boa parte das pessoas que procuram uma contabilidade para empresas no Plano Piloto compartilham das mesmas dúvidas, sendo uma delas, aquela que diz respeito ao prazo para abertura de uma empresa na região.

Se você também possui esse tipo de dúvida, não se preocupe, pois, salvo exceções relacionadas a determinadas atividades, o tempo médio para abrir uma empresa e obter todos os seus documentos é inferior a 30 dias.

A agilidade no processo está relacionada a integração e a informatização dos processos e órgãos relacionados com a abertura e legalização de novas empresas.

Quanto custa para abrir uma empresa no Plano Piloto

O custo para abrir uma empresa no Plano Piloto também é um dos tópicos que costuma gerar dúvidas entre os empreendedores, tendo em vista que são poucas as informações divulgadas sobre o tema.

A boa notícia, é que os custos para abrir e legalizar uma empresa não são tão elevados quanto a maior parte das pessoas imagina, variando em média de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 de acordo com o formato de constituição da empresa.

O montante em questão, inclui honorários da contabilidade, certificado digital e taxa de registro da empresa na Junta Comercial.

Contabilidade para empresas no Plano Piloto: dicas de gestão para o sucesso do seu negócio

Você que chegou até aqui, já conferiu o que é preciso considerar ao escolher uma contabilidade para empresas no Plano Piloto, conferiu um passo a passo para abrir o seu negócio e esclareceu algumas dúvidas importantes.

Sendo assim, agora é hora de conferir algumas dicas de gestão para gerenciar da melhor forma possível os seus negócios e potencializar os resultados da sua empresa.

Elabore um plano de negócios completo

Para ter sucesso ao empreender, um passo importante, mas que muitos acabam deixando de lado, é a montagem de um bom plano de negócios.

O plano de negócios é um documento que reúne uma série de informações importantes, e que auxilia o empreendedor desde a concepção do negócio até a sua gestão.

Dentre as informações que não podem faltar em um bom plano de negócios, podemos destacar:

  • Apresentação da empresa;
  • Estudo de mercado;
  • Definição do público-alvo;
  • Estudo de fornecedores;
  • Estrutura física do negócio;
  • Estrutura de pessoal;
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento de marketing.

Estude de viabilidade do negócio

Outro ponto importante quando o objetivo é empreender e montar o próprio negócio, diz respeito ao estudo de viabilidade do negócio.

Este estudo visa identificar se o negócio em questão possui demanda e é viável sob o ponto de vista econômico. Já que alguns tipos de negócio podem não fazer muito sentido em determinadas regiões do país.

Um negócio de sucesso precisa ser escalável, ou seja, ter espaço para crescer de forma sustentável.

Escolha uma localização estratégica

A localização é um ponto chave para a maior parte dos negócios, já que facilita o acesso dos clientes e também dos fornecedores.

Diante disso, durante o planejamento para abrir a sua empresa, procure escolher a localização de forma estratégica, observando as características do seu negócio.

Leve em consideração também, os custos para locação ou aquisição do ponto onde será instalada a empresa, já que este item pode ter um peso importante no seu orçamento.

Tenha em mãos um bom planejamento financeiro

Por falar em orçamento, como uma boa contabilidade para empresas no Plano Piloto, não poderíamos deixar de recomendar que você elabore um planejamento financeiro para a sua empresa.

É muito importante ter a resposta para itens como:

  • Quanto preciso investir na empresa?
  • Qual é o prazo estimado para retorno do investimento?
  • Quais serão os custos fixos do negócio?

A organização financeira é um dos elos mais importantes para que a sua empresa se torne lucrativa e sustentável, seja aqui em Brasília ou em qualquer parte do mundo.

Desenvolva estratégias de marketing para atrair clientes

Toda e qualquer empresa que almeja resultados concretos, precisa investir em estratégias de marketing para atrair o maior volume possível de clientes.

As pessoas precisam conhecer a sua empresa, seus produtos e serviços, e mais do que isso, precisam ser convencidas a comprar de você.

Diante disso, você precisará reservar parte do seu orçamento para investir em estratégias e ações de marketing capazes de alcançar o seu público-alvo.

Utilize um sistema de gestão empresarial

Por fim, mas não menos importante, recomendamos que você faça uso de um sistema de gestão empresarial que conte com ferramentas para:

  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque;
  • Gestão financeira;
  • Dentre outros módulos importantes para o seu tipo de negócio.

Deseja saber mais sobre os nossos serviços em contabilidade para empresas no Plano Piloto, abrir a sua empresa, regularizar o seu negócio ou trocar de contabilidade?

Se a sua resposta foi “Sim”, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Telefone: (61) 98151-2159

E-mail: contato@bluemais.com

Compartilhe:

Posts indicados: