Como pagar menos impostos? Essa é uma pergunta para a qual todos os empresários gostariam de encontrar uma resposta, inclusive você que chegou até aqui.
A boa notícia, é que para a maior parte dos negócios, a possibilidade de reduzir a carga de impostos existe e pode ser implementada com o apoio e orientação de uma contabilidade.
Basta olhar para os resultados da pesquisa do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação que recentemente concluiu que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário.
Ora, se 95% das empresas pagam impostos em excesso, é muito provável que a sua esteja dentro deste grupo, concorda conosco?
O pagamento de impostos em valor maior que o necessário é um grande problema, pois prejudica a lucratividade das empresas, reduz o seu poder de competitividade e em último caso, pode levar os negócios à falência.
É em meio a este cenário desafiador, que a Blue+ Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo para provar que é possível e demonstrar a você, como pagar menos impostos.
Planejamento tributário é a chave para pagar menos impostos
Quando o objetivo é pagar menos impostos, o planejamento tributário é a chave e um segredo que não são todos os empresários e contadores que conhecem.
No planejamento tributário, contadores especializados analisam uma série de fatores para indicar o caminho para que determinada empresa economize no pagamento de impostos. Dentre os fatores observados, podemos destacar:
- Faturamento mensal e anual;
- Valor da folha de pagamento;
- Atividades desenvolvidas (CNAE);
- Possíveis isenções e benefícios fiscais;
- Regime tributário adotado;
- Dentre outros itens importantes.
Com base em uma análise detalhada e minuciosa de todos esses fatores, o contador pode elaborar um plano para que a empresa pague menos impostos de forma legal, ou seja, sem recorrer a artifícios ilegais e correr riscos.
Regimes tributários, você precisa conhecer para pagar menos impostos
A maior parte das empresas que estão pagando mais impostos que o necessário, fazem isso sem saber, e normalmente, por escolher o regime tributário de forma equivocada.
Para começar, temos três regimes tributários disponíveis em nosso país:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Cada regime possui suas alíquotas e características, sendo fundamental levar isso em consideração para fazer a melhor escolha.
Ao contrário do que muitos pensam, o Simples Nacional nem sempre é a opção mais econômica, tudo vai depender da realidade de cada empresa.
Simples Nacional
O Simples Nacional atende empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, e tem como principal benefício a cobrança dos impostos em guia única.
No Simples, os impostos são calculados sobre o faturamento das empresas, com alíquota que inicia em 4% para comércio e em 4,5% para indústria, e serviços. Contudo, à medida que o volume de faturamento das empresas cresce, a parcela de contribuição aumenta e este regime pode deixar de ser uma opção interessante.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido atende empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões, e o cálculo dos impostos também leva em consideração o faturamento.
No entanto, cada imposto deve ser pago em sua própria guia, com alíquotas e forma de apuração diferenciada para cada tipo de tributo.
Neste regime, empresas do comércio contribuem com 5,93% + alíquota de ICMS (variável) e a maior parte das prestadoras de serviços, com algo entre 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.
Lucro Real
Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário que é conhecido por ser mais burocrático e ter alíquotas maiores, mas que em contrapartida, leva em consideração o lucro líquido para apurar determinados impostos.
Normalmente, este tipo de regime é uma excelente opção para empresas que trabalham com margem de lucro reduzida.
Converse com nossos contadores e descubra como pagar menos impostos ao escolher o regime tributário mais benéfico para a realidade da sua empresa.
Dividendos ou pró-labore: veja como pagar menos impostos
Você sabia que até a forma de distribuir dividendos e pró-labore pode influenciar e ajudar a sua empresa a pagar menos impostos?
De acordo com a legislação em vigor, os empresários precisam receber mensalmente um pró-labore, ou seja, uma espécie de salário pelos serviços que prestam para as suas empresas.
No entanto, sobre o pró-labore, incidem descontos para o INSS (Previdência Social) e IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), que acabam consumindo parte dos rendimentos do empresário e seus sócios.
Além disso, boa parte das empresas é obrigada a contribuir com uma alíquota mensal de 20% sobre o pró-labore, o famoso INSS Patronal.
Por isso, quanto maior o pró-labore dos sócios, maior a carga de impostos, ou seja, reduzir o pró-labore é uma saída para pagar menos impostos.
Converse com o seu contador e avalie a possibilidade de receber apenas um salário mínimo a título de pró-labore e complementar a sua renda com distribuições de lucros, que por sua vez, são isentas de impostos.
Conheça os benefícios e isenções fiscais da sua empresa e veja como pagar menos impostos
Quando o objetivo é pagar menos impostos, uma saída que talvez você não conheça, são os benefícios e isenções fiscais.
Muitas empresas podem aproveitar determinados benefícios e isenções concedidas pelo governo, e com base nisso pagar menos impostos. No entanto, para que isso seja possível, o apoio de uma contabilidade especializada é fundamental.
O contador precisa acompanhar de perto e com muita atenção todos os detalhes e mudanças da legislação fiscal, já que o governo não vai ficar divulgando por aí que a sua empresa pode se beneficiar de algum tipo de redução na carga de impostos.
Conte com a Blue+ e comece a pagar menos impostos
Agora que você já sabe que pode pagar menos impostos, conte com a Blue+ Contabilidade para montar um planejamento tributário completo e economizar.
Com o apoio do nosso time de especialistas, a sua empresa pode ser mais lucrativa e competitiva, e para isso, você só precisa fazer contato conosco.
Então, não perca mais tempo, clique no botão do Whatspp ou use um dos canais abaixo e entre em contato agora mesmo!
Telefone: (61) 98151-2159
E-mail: contato@bluemais.com