Você sabe o que é, e como fazer um plano de negócios? Se você possui esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a Blue+ Contabilidade vai apresentar um passo a passo completo, para orientar você a colocar suas ideias no papel e montar um plano de negócios absolutamente do zero.
Aqui você descobrirá, que apesar de ser deixado de lado por muitos empreendedores, montar e colocar no papel um bom planejamento, é fundamental para quem deseja conquistar resultados concretos no mundo dos negócios.
Sendo assim, você que possui dúvidas sobre o assunto e deseja saber mais através de uma linguagem simples e descomplicada, precisa continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento capaz de demonstrar a viabilidade de determinado empreendimento e organizar tudo o que é necessário para tirar uma empresa do papel.
A partir das informações organizadas neste documento, os empreendedores podem tomar decisões com maior assertividade e reduzir de forma significativa os riscos.
De forma objetiva, podemos afirmar que em um bom plano de negócios, precisamos reunir as seguintes informações:
- Apresentação da empresa;
- Estudo de mercado;
- Definição do público-alvo;
- Estudo de fornecedores;
- Estrutura física do negócio;
- Estrutura de pessoal;
- Planejamento financeiro;
- Planejamento de marketing.
Sem essas informações, o empreendedor pode não conseguir os resultados que esperava, e em função disso, encerrar as atividades da sua empresa de forma precoce.
Como prova disso, uma pesquisa recente do SEBRAE que tratou das principais causas para o encerramento de empresas no Brasil, concluiu que 55% dos empresários que encerraram suas atividades de forma precoce não tinham um plano de negócios.
Como fazer um plano de negócios [Passo a Passo]
Após conferir o conceito e a importância de um plano de negócios, é hora de conferir o passo a passo para montar o seu, absolutamente do zero, conforme prometemos na introdução deste conteúdo.
Para facilitar o seu entendimento e aprendizado sobre o tema, vamos distribuir este passo a passo em 8 tópicos ou etapas.
Sendo assim, vamos em frente, sem perder tempo, afinal precisamos reconhecer que no mundo dos negócios, tempo é dinheiro!
1.Apresentação da empresa
Quando o assunto é como fazer um plano de negócios, é preciso começar por uma breve apresentação da empresa, incluindo os seguintes itens:
- Breve descrição do futuro negócio;
- Lista de atividades que serão desenvolvidas;
- Nome fantasia e razão social da empresa;
- Visão, missão e valores do negócio.
Aqui, você também pode detalhar a forma de constituição da sua empresa, ou seja, se ela será constituída de forma individual ou em sociedade com uma ou mais pessoas.
2.Estudo de mercado
Você que chegou até aqui em busca de informações sobre como fazer um plano de negócios, precisa saber que este é um tópico fundamental para o futuro da sua empresa.
Para elaboração desta parte do documento, você precisará elaborar um estudo de mercado, cujo propósito é avaliar seus principais concorrentes e a demanda pelos serviços e produtos que serão ofertados.
Em outras palavras, podemos afirmar que é o estudo de mercado quem determinará se a sua ideia de negócio é realmente viável do ponto de vista prático.
Você precisa conhecer de perto o mercado em que a sua empresa estará inserida, incluindo oportunidades e riscos relacionados ao novo empreendimento, pois caso contrário, poderá se frustrar ao não obter os resultados esperados.
3.Definição do público-alvo
Quando o objetivo é fazer um plano de negócios completo e assertivo, outro ponto muito importante diz respeito à definição do público-alvo.
O público-alvo, nada mais é do que um determinado grupo de pessoas que a sua empresa pretende e poderá alcançar, incluindo aspectos como faixa etária, localização geográfica, preferências, perfil financeiro, entre outros.
Uma escola infantil, por exemplo, terá como público-alvo, pais e mães de crianças que residam próximo ao seu local de instalação.
Não tenha dúvidas, conhecer o público-alvo ajudará você a tomar decisões mais assertivas e se posicionar melhor perante os potenciais clientes.
4.Estudo de fornecedores
Se por um lado, é muito importante conhecer o seu público-alvo, por outro, podemos afirmar que é essencial definir quais serão os seus fornecedores.
Encontrar bons fornecedores é inegavelmente uma das chaves para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Sem bons fornecedores e parceiros, é praticamente impossível que uma empresa alcance o sucesso.
Sendo assim, antes mesmo de abrir uma empresa, avalie itens como qualidade dos produtos, preço, prazo de pagamento, custos com frete e prazo de entrega e liste quais serão os seus fornecedores.
5.Estrutura física do negócio
Para fazer um plano de negócios completo e assertivo, você também precisará pensar e definir alguns aspectos relacionados ao operacional e a estrutura física do negócio.
O que você precisará adquirir em termos físicos para estruturar o seu negócio e colocar a sua empresa para funcionar?
Se o seu objetivo é abrir uma loja de roupas, por exemplo, será preciso investir em itens como:
- Aluguel e reforma de ponto comercial;
- Balcão de atendimento, móveis e araras;
- Equipamentos de informática, como computador e impressora;
- Manequins, cabides, dentre outros itens.
Definir a estrutura do estabelecimento, é um passo fundamental para que você consiga prever quanto será preciso investir para tirar suas ideias do papel.
6.Estrutura de pessoal
Ao fazer um plano de negócios completo, você também deve levar em consideração a estrutura de pessoal necessária para abertura da empresa.
Monte um planejamento que aponte o número de funcionários que você irá precisar, para quais funções e como funcionará a política de remunerações e benefícios.
Neste ponto, você também precisa planejar a política de recrutamento e seleção que a sua empresa adotará para encontrar os melhores profissionais.
7.Planejamento financeiro
Quando o assunto é como fazer um plano de negócios, outro ponto muito importante e que não pode ser deixado de lado é a elaboração de um planejamento financeiro.
Nesta etapa, você precisará responder a perguntas do tipo:
- Qual será o valor a ser investido no negócio?
- Qual o prazo de retorno do investimento?
- Qual o valor do capital de giro necessário?
- Qual é a previsão de receitas mensais?
- Qual é a previsão de custos e despesas mensais?
Com um bom planejamento financeiro, você evita imprevistos e sabe exatamente o que esperar em termos de retorno.
8.Planejamento de marketing
Por fim, não poderíamos deixar de destacar a importância do marketing, afinal como diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”.
Partindo deste princípio, pense, pesquise, procure o suporte de especialistas e monte um conjunto de ações que ajudem a alavancar a sua empresa e torná-la conhecida do seu público-alvo.
Precisando de apoio e assessoria especializada para fazer um plano de negócios e abrir a sua empresa? Entre em contato conosco!