Como montar um consultório de psicologia? Se você é um psicólogo que sonha em montar o próprio consultório, você chegou ao lugar certo e precisa conferir este conteúdo completo que o nosso time preparou para você.
Aqui você vai conferir tudo o que é preciso para montar um consultório de psicologia, incluindo custos, legalização, impostos e dicas para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso.
A Blue+ Contabilidade é especialista na prestação de serviços contábeis para profissionais liberais, e vai ajudar você a realizar o seu sonho. Para saber mais, continue conosco até o final.
Quais são os serviços prestados em um consultório de psicologia?
Em um consultório de psicologia, você poderá atender seus clientes, conquistar novos clientes e oferecer uma série de serviços especializados, dentre eles aqueles voltados a:
- Problemas de saúde mental, como ansiedade, fobias e depressão;
- Problemas de comportamento e desenvolvimento ao longo da vida;
- Reabilitação e adaptação à deficiência e doenças crônicas;
- Vícios, uso e abuso de substâncias tóxicas;
- Tratamento de fatores psicológicos que afetam o desempenho dos indivíduos no trabalho, escola, em grupos sociais ou na prática de esportes
- Dentre outros casos que necessitam de apoio psicológico especializado.
Mas, lembre-se, para abrir um consultório e desenvolver suas atividades como pessoa jurídica, você precisará registrar o estabelecimento no CRP – Conselho Regional de Psicologia da sua região.
Dicas para montar um consultório de psicologia de sucesso
Não restam dúvidas, montar um consultório de psicologia pode representar a realização de um grande sonho profissional. Mas afinal, por onde começar?
Para responder essa pergunta e ajudar você, separamos algumas dicas que vão guiar esse importante passo da sua carreira. Confira!
1.Escolha a localização adequada para seu consultório
Quando o objetivo é montar um consultório de psicologia, um dos seus primeiros passos deve ser a pesquisa e escolha do melhor local para montar o seu negócio.
Para facilitar a vida dos clientes, é muito importante instalar o consultório em um local de fácil acesso, seja por meios próprios de transporte ou por transporte público.
Sugerimos que você tenha preferência por um local que reúna as seguintes características:
- Concentração de outros estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais;
- Fácil acesso por diferentes meios de transporte, como carro e ônibus;
- Grande fluxo e movimentação de pessoas;
- Acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Além disso, leve em consideração o valor do aluguel e as possíveis despesas com reformas, para que nada saia do seu controle e orçamento.
Por fim, não se esqueça que o ambiente precisa ser ventilado, ter iluminação e mobiliário adequados, além de isolamento acústico para resguardar o sigilo dos atendimentos.
Para isso, o consultório precisa ter em média 50m², distribuídos em recepção, consultórios e banheiros.
2.Contrate uma contabilidade especializada
Outro passo importante, quando o assunto é como montar um consultório de psicologia, é a contratação de um serviço de contabilidade para psicólogos.
O contador cuidará de todos os trâmites legais para registro e legalização do seu consultório junto aos órgãos competentes, incluindo:
- Registro na Junta Comercial do Estado;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Liberação da Licença de Vigilância Sanitária;
- Registro do consultório no CRP – Conselho Regional de Psicologia.
Além disso, o contador lhe ajudará a manter todas as obrigações contábeis, fiscais e de folha de pagamento do seu consultório em dia com o fisco, incluindo:
- Emissão de guias para o pagamento de impostos;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Elaboração do balanço contábil;
- Controle de certidões negativas;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Dentre outros itens importantes.
Pensando em abrir um consultório de psicologia, mas ainda não contratou um escritório de contabilidade que entenda do seu negócio?
Conte com o time da Blue+ Contabilidade, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.
3.Invista na adaptação do espaço, na mobília e em equipamentos
Após escolher a melhor localização e contratar um serviço de contabilidade para psicólogos, é hora de começar a organizar a estrutura do seu consultório, o que inclui:
Pequenas reformas e adaptações: Para que o local se torne confortável para receber os clientes e tenha a sua identidade profissional.
Aquisição de itens de mobília e equipamentos: Para que o seu consultório se torne funcional, você precisará investir na aquisição de alguns itens:
- Balcão de recepção;
- Mesa e cadeiras;
- Poltronas;
- Televisão;
- Computadores;
- Telefone;
- Ar condicionado;
- Itens e objetos de decoração.
Você pode cuidar de tudo por conta própria ou se preferir algo realmente diferenciado, contratar os serviços de um escritório de arquitetura.
4.Tenha estratégias para divulgar o seu serviço
Com tudo pronto ou quase pronto para começar, você precisará definir estratégias para divulgação dos seus serviços e captação de clientes.
Você pode fazer parcerias com outros profissionais da saúde para receber indicações, e além disso, movimentar bastante as suas redes sociais.
Uma dica aqui, é a contratação de uma agência de marketing ou profissional freelancer que o ajude a desenvolver artes e vídeos profissionais para as suas redes.
Também pode ser interessante fazer anúncios em serviços como o Google Ads, pois assim o seu escritório aparecerá para quem procura na internet e precisa dos seus serviços.
Qual o custo para montar um consultório de psicologia?
Ao contrário do que muitos pensam, o custo para montar um consultório de psicologia não é muito elevado, e, portanto, requer apenas um pouco de planejamento.
Basicamente, você precisará investir nos seguintes itens:
- Pagamento da taxa de registro no CRP e Junta Comercial;
- Aquisição de um certificado digital;
- Aluguel, reformas e aquisição de mobília/equipamentos.
Para obter um orçamento detalhado da parte de legalização, ou seja, taxas e certificado digital, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.
Quais os documentos necessários para montar um consultório de psicologia?
Quando o assunto é como montar um consultório de psicologia, outra dúvida muito comum diz respeito aos documentos necessários para esse fim.
A boa notícia, é que a lista de documentos é pequena e não representa dor de cabeça para o psicólogo ou psicóloga que sonha com o consultório próprio. Confira:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de endereço do local de instalação do consultório;
- Contrato de locação e Inscrição Imobiliária do imóvel;
- Registro do psicólogo no CRP – Conselho Regional de Psicologia.
Como abrir CNPJ para consultório de psicologia?
Agora que você já conferiu uma série de dicas e esclareceu dúvidas importantes relacionadas a como montar um consultório de psicologia, é hora de conferir como funcionam os trâmites legais para regularização do seu negócio.
A boa notícia aqui, é que com a contratação de um serviço de contabilidade, você não precisará se preocupar com nada disso, já que todos os trâmites ficaram sob a responsabilidade do contador.
1.Registro do consultório na Junta Comercial
O primeiro trâmite legal para abertura de um consultório de psicologia consiste no seu registro junto a Junta Comercial do Estado.
A Junta Comercial é o órgão responsável por receber e registrar os pedidos para abertura, alteração e encerramento de empresas.
2.Emissão do CNPJ na Receita Federal
Na sequência, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ, documento que é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, cuja emissão é de responsabilidade da Receita Federal.
Além de obrigatório, o CNPJ reunirá uma série de informações importantes sobre o seu consultório de psicologia, incluindo:
- Endereço completo;
- Data de abertura;
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Atividade econômica (CNAE);
- Natureza jurídica;
- Porte da empresa;
- Status;
- Telefone e e-mail.
3.Emissão da Inscrição Municipal
Logo em seguida, a contabilidade se encarregará de providenciar a emissão da Inscrição Municipal, documento obrigatório para prestadores de serviços, cuja liberação é de responsabilidade da Prefeitura.
Com uma Inscrição Municipal ativa, você receberá autorização para emitir notas fiscais.
4.Liberação da Licença da Vigilância Sanitária
Além disso, como um estabelecimento de saúde, os consultórios de psicologia precisam de registro e licença da Vigilância Sanitária.
Para obter essa importante licença, o estabelecimento precisa atender às exigências normalmente feitas pelo referido órgão, incluindo:
- Fonte de água potável com copo descartável;
- Sanitários para pacientes/clientes, providos de: pia com sabonete líquido e papel toalha, lixeira com tampa e pedal e saco plástico, vaso sanitário com tampa e papel higiênico, ralo de esgoto com tampa que permita o fechamento;
- Parede de cor clara, material liso e impermeável, sem presença de mofos, rachaduras e infiltrações;
- Sistema de iluminação natural ou artificial adequado para a metragem da sala;
- Ventilação adequada: janela e/ou ar-condicionado.
5.Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento
Com os documentos listados em ordem, a contabilidade providenciará junto a Prefeitura a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim como o CNPJ, esse é um documento obrigatório para o funcionamento de toda e qualquer pessoa jurídica, independente do porte ou segmento de atividade.
6.Registro do consultório no CRP – Conselho Regional de Psicologia
Por fim, é necessário efetuar o registro do consultório de psicologia no conselho de classe
De acordo com o CRP a pessoa jurídica que presta serviços de Psicologia a terceiros ou em razão de sua atividade principal está obrigada a registrar-se no Conselho Regional de Psicologia, em cuja jurisdição exerça suas atividades.
Para esta etapa, os documentos normalmente solicitados são os seguintes:
- Cópia do instrumento de constituição da empresa consolidado com as últimas alterações, registradas em Cartório ou na Junta Comercial;
- Declaração do (a) responsável (eis) técnico (s) aceitando a responsabilidade pelos serviços de psicologia;
- Relação nominal dos demais profissionais psicólogos (as) integrantes de seu quadro técnico;
- Relação de estagiários (as) de psicologia, se houver;
- Cópia do CNPJ;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Com tudo em ordem, o psicólogo é informado pela contabilidade e pode iniciar suas atividades como pessoa jurídica.
Quanto um psicólogo paga de imposto?
O valor que um psicólogo paga de imposto depende diretamente da sua forma de atuação e volume de faturamento. De acordo com a legislação em vigor, aqueles que atuam como pessoa física, por exemplo, são obrigados a efetuar os seguintes recolhimentos:
- Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): alíquota de até 27,50%;
Base de cálculo | Alíquota | Parcela a deduzir |
Até 1.903,98 | Isento | Isento |
De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,50% | R$ 142,80 |
De 2.826,66 até 3.751,05 | 15% | R$ 354,80 |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,50% | R$ 636,13 |
Acima de 4.664,68 | 27,50% | R$ 869,36 |
- Contribuição Previdenciária (INSS): 11% ou 20%
- Imposto Sobre Serviços (ISS): 2% a 5%
Nesta modalidade, a carga de impostos acaba sendo muito elevada, o que é mais um incentivo para que você decida abrir CNPJ para montar um consultório de psicologia.
Por sua vez, como pessoa jurídica, o psicólogo pode ser tributado no Simples Nacional, onde contribuirá com alíquota a partir de 6% sobre seu faturamento:
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Mas também, no Lucro Presumido, desde que essa passe a ser a opção mais econômica para sua realidade. Neste regime, a alíquota de contribuição fica na casa de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
Não se preocupe, com o apoio do time de especialistas da Blue+ Contabilidade, você garantirá uma importante economia, e pagará o menor volume de impostos possível.
Atendemos psicólogos e profissionais de saúde em todas as partes do país, levando o que há de melhor em serviços de contabilidade para os nossos clientes.
Regularize o seu negócio, mantenha suas obrigações em dia com o fisco e pague menos impostos com o apoio de uma contabilidade especializada para psicólogos e que entende você.